sábado, 21 de junho de 2008

CD: Luciane Menezes abre as portas para a cultura de raíz!

Júlia Pedro


Sambista criada em São João do Meriti, Baixada Fluminense, Luciane Menezes impressiona não só por sua voz que impacta pela força, como por sua responsabilidade pela cultura de raiz do Brasil.
Luciane nunca levou fé no consenso de que não havia mais público para os gêneros populares da música brasileira e levou a frente a missão de registrar a multiplicidade de ritmos que se espalham pelo Brasil a fora, mas que fogem ao conhecimento do grande público. Então viajou pelo país cantando e pesquisando sambas, coco, jongos, cirandas, entre outros gêneros da música brasileira.

“Sempre me incomodou o fato de a música do Rio estar cada vez mais parecida com tudo o que toca no mundo. Acredito que temos uma riqueza que não pode ser desperdiçada. Com esse trabalho, procurei mostrar parte do que acredito ser o melhor do meu país” - destaca Luciane.

O projeto do disco, realizado com os integrantes do Pau da Braúna, e do show é patrocinado pela empresa Embratel que viu em Luciane, mais que uma bela voz e instrumentista de mão cheia, uma artista comprometida a uma causa. No repertório tem músicas de Lia de Itamaracá e Mestre Darcy do Jongo, mas passa pelo samba carioca, com Wilson Moreira e Nei Lopes e o sambista Aniceto, mestre do partido alto do Império Serrano. O regional está presente nas composições de Sivuca, em parceria com Gloria Gadelha, Luiz Gonzaga e de Capiba, passando pelo maracatu de Leão Coroado.

"O resultado é de um trabalho feito há 20 anos em que mergulhei no universo da cultura popular. Às músicas presentes, somei alguns cocos de roda. O show já é uma ampliação do disco. Por isso, criei uma área de interação dos músicos com o público, em todas as apresentações.... para que haja uma aproximação da galera com a música", explica Luciane.

Saiba mais: www.lucianemenezes.com.br

Um comentário:

Simone disse...

Já assisti dois shows da Luciane Menezes e fiquei simplesmente encantada: voz linda, repertório melódico que nos embala, além do grupo de bailarinos da UFRJ que sempre a acompanha, nos ensinando a dançar. É o máximo! Ela só precisa ter um site p/ gente saber sempre notícias dela!