segunda-feira, 26 de maio de 2008

O Futuro da música

Ivoneth Merlin

O “dia da caça” está chegando. Logo serão os fãs que decidirão quanto pagar pelo álbum de música desejado. Graças à Internet e à iniciativa de alguns artistas, os amantes da música poderão ter acesso às obras sem precisar pagar os altos preços cobrados pelo mercado. Esta é uma iniciativa que marca uma nova fase da indústria fonográfica, onde os lançamentos na internet e por selos independentes são as armas para fazer frente às grandes gravadoras.

O Radiohead, uma das bandas de rock mais influentes da última década, anunciou em outubro do ano passado que seriam os fãs que decidiriam quanto pagar pelo novo álbum. Desde então, milhares de pessoas fizeram o download de "In Rainbows" em MP3, formato no qual o álbum foi lançado. Outras bandas como o Nine Inch Nails, seguem o mesmo estilo e lançam seu mais novo CD pela internet.
Muitas empresas do ramo musical vêm sofrendo perdas significativas, e baixar música pela internet tem se tornado cada vez mais normal para os aficionados em música. Será que a internet salvará a indústria fonográfica?

O guitarrista e tecladistas da banda de rock, Pleasure Maker, em começo de carreira, Sandro Rossi, 25 anos, aprova a iniciativa. “O que o Radiohead fez foi, no mínimo, revolucionário. Acabou abrindo várias portas para todos que queriam mostrar sua música por ai”.

O fundador e presidente da Trama, João Marcelo Bôscoli, filho da cantora Elis Regina e do compositor Ronaldo Bôscoli, já mostrou que uma das soluções para resolver o problema da indústria fonográfica é usar a Internet como aliada. Este é o objetivo do site TramaVirtual, como um espaço on-line, onde artistas independentes podem colocar suas músicas para os usuários baixarem, gratuitamente. O site hoje tem mais de 100 mil arquivos de música digital, 41 mil bandas cadastradas e registra, em média, 800 mil downloads por mês. Desde julho, os artistas passaram a receber por esses arquivos baixados. Voltar.

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